Search

Image Map

domingo, 30 de maio de 2010

WebJanela para a Fama


O Brasil lidera o número de acesso a internet e adeptos aos sites e redes de relacionamento. A web, cada vez mais, é usada como plataforma para marketing pessoal e oportunidade de se tornar reconhecido.
Uma pesquisa apontou que o tempo médio de permanência por internauta a cada acesso ao Orkut é de 15,7 minutos.

No Fotolog é de 5,4 minutos e no Facebook é de 4,8 minutos. Em média, os brasileiros visitam o Orkut 24,5 vezes ao mês, enquanto no Fotolog a quantidade de visitas fica em 3,6 vezes e o Twitter recebe 3,4 visitas mensais, em média. Sonico e Facebook recebem, respectivamente, 3,3 e 2,5 visitas mensais por internauta no Brasil.

Em 2007 a Mariana de Souza Alves Lima, 27 anos, teve um idéia de criar um fotolog, ela postava fotos com amigos desconhecidos do público. A página de MariMoon (nome inspirado no desenho japonês Sailor Moon) teve grande repercussão entre os internautas. A jovem de cabelo colorido e roupas extravagantes, uma mistura de pinup e harajuku logo fez sucesso na rede.


Suas fotos sensuais e casuais rederam campanhas publicitárias, eventos, revistas, e atualmente a jovem é apresentadora do programa Scrap MTV. No ano passado um vídeo que bombou na internet foi do menino David voltando do dentista ainda sob efeito de anestésico.

O vídeo rendeu 100 mil reais para os pais do menino. Segundo o professor da USP, Antônio Bicarato há um filtro natural na rede para detectar uma qualidade ou atributo em alguns comunicadores que não é identificado em outros.

A grande questão das redes sociais são a necessidades de comentar determinado fato, ter voz, mas até onde é válida essa exposição? No momento de colocar o material na internet devemos pensar se fere a moral, essa questão do público e privado.

Poderar se tem o direito de publicar algo que viu ou não. É um debate que deve ser pensado, avaliado essa divisão de público e privado como se expõe premeditadamente como você lida com essa situação isso é muito interessante.


(por Ana Marta Machado)

0 comentários:

Postar um comentário